Atividades/evangelização

         

Salmos 122.1
          Ler o Salmos e explicar para as crianças o porque de alegrarmos quando vamos à casa do Senhor.Pois é quando recebemos a sua graça, poder, unção e milagres em nossas vidas além de renovarmos nossa fidelidade, fé e enchermos de seu Espírito.
          É importante que elas saibam a importância de estarmos na igreja, orando e louvando ao Senhor e nos enchendo da Sua presença.


Nesta atividade a criança colore todo o desenho, recorta a janela que está abaixo da igreja e cola no lugar indicado, assim depois de pronto, ergue a janela e lê o versículo.





  Imitando Jesus


As atividades a seguir são para auxiliar nossos pequenos a respeito da maneira, como e quando se  deve  imitar Jesus. Estas atividades foi recriadas do livro Imitando Jesus ( Editora Cristã Evangélica). Este livro está divididos em cultos onde cada tem um tema relacionado à “imitar Jesus”, vale ressaltar que este material é muito bom.

Culto 1 : Sendo Santo
Base bíblica: Mateus 1.18-24, Lucas 1.26-35, 2.4-20, Atos 4.27, 1 Pedro 1.16

É  importante explicar o que é ser santo e separado para Deus.
Jesus é Santo e separado para Deus pois, Ele sempre teve atitudes que não desagradava o Pai e mesmo quando foi tentado no deserto se manteve separado e santo.


Culto 2: Obedecendo aos pais
Base bíblica: Mateus 13.55; Marcos 6.3; Lucas 2.40-52

Jesus era obediente a seus pais aqui na terra e também a Deus, Seu Pai do céu. Nós devemos imitar Jesus e ser obediente a nossos pais desde pequeno.

Culto 3: Vencendo a tentação
Base bíblica: Mateus 4.1-10; João 13.15; Hebreus 2.18

Jesus orava bastante e sabia muito bem o que stá escrito na Bíblia; assim, quando foi tentado, pôde vencer a Santanás.
Nós também precisamos imitar Jesus, falando sempre com Deus através da oração e aprendendo a Sua Palavra - a Bíblia.

.

Culto 4: Fazendo o bem
Base bíblica: Provérbios 3.27; Mateus 4.23; Marcos 1.40-45; 
João 13.15

Jesus amava sinceramente as pessoas. Ele Se preocupava com todas e gostava de ajudar e fazer o bem. Você pode zazer o bem e ajudar doando um pouco de roupas e brinquedos para as crianças que não têm tanto quanto você. Pode ajudar seu amigo quando estiver triste, brincando e conversando com ele para se sentir melhor.

 Culto5: Respeitando as pessoas
Base bíblica: João 4.1-30; Efésios 4.32; Romanos 2.11

 Jesus sempre respeitou as pessoas como elas eram! Ele respeitou aquela mulher, mesmo sendo ela tão pecadora e pertencer a um povo inimigo de Seu. As pessoas daquela cidade não a tratavam com atenção nem conversavem com ela, mas Jesus naõ fez como aquela gente, Ele deu atenção aquela mulher e mostrou amor.

Culto 6: Importando-se com as pessoas
Base bíblica: Marcos 6.30-44; Lucas 19.41; João 11.35 e 13.15

Você também pode se importar com as pessoas e ajudá-las, mesmo sendo pequeno. Você pode dividir seu lanche com os outros, orar por aqueles qua estão doentes e ainda falar aquelas crianças que estão tristes o quanto Jesus as ama. 




Lições de Pai
Aqui segue-se sugestões de aulas e atividades relacionadas a Deus Pai adaptada do site 'sementinhas kids'. Um site com sugestões e atividades de evangelização infantil completo e muito criativo.
Lembrando que as atividades que foram postadas aqui são desse site só que adaptadas à realidade do ministério infantil de Pirenópolis.


LIÇÃO 1: O PAI QUE AMA

PLANO DE AULA
Objetivo: Que a criança compreenda que Deus a ama.
1)Cante canções que falem sobre o amor de Deus. As músicas devem ser todas baseadas na Palavra de Deus.
2)Leia João 3:16 e explique que Deus as ama ao ponto de enviar Jesus só para salvá-los.
3)Narre a História do Filho Pródigo (Lucas 15:11-32).
Enfatize o amor do Pai pelo filho e relacione com o amor de Deus por nós.
4)Atividade: Pintar e montar o cartão do amor de Deus. Depois de Pintar, Cole a frente e o verso e dobre as abas.






LIÇÃO 2: O PAI QUE AMA 2

PLANO DE AULA
Objetivo: Que a criança compreenda que nada pode separá-la do amor de Deus.
1)Cante canções que falem sobre o amor de Deus.
2)Leia e explique os versículos Romanos 8:38,39, enfatizando que nada pode nos separar do amor de Deus. Como estratégia, você pode usar um envelope de suco em pó(morango, tuti frutti ou uva) num jarro de água transparente. Diga para a criança que ela é representada pela água e, num copinho separado mostre o suco em pó que representa o amor de Deus. Derrame o “Amor e Deus”(suco) na “criança” (água) e misture bem e pergunte. Você  consegue separar as duas substâncias? Assim como não conseguimos separar novamente o suco da água, nada pode separar-nos do amor de Deus.

LIÇÃO 3: O PAI QUE NÃO ABANDONA

PLANO DE AULA
Objetivo: Que a criança compreenda que Deus (o Pai) nunca vai abandoná-la.

1) Leia Josué 1:5b e explique-o para as crianças, enfatizando que Deus não vai deixá-las jamais.

2) Cante canções que falem que Deus sempre está conosco. Ex. “Quando você se sentir sozinho”; “Meu barco é pequeno” > fala que Jesus segura minha mão; “Sempre com você Jesus estará”; e outras.

3) Afirme para as crianças que elas não precisam se preocupar porque Deus está com elas quando elas estão: brincando, comendo, dormindo, orando, estudando, na igreja, em todos os momentos. Deixe também elas darem exemplos, isso demonstra se entenderam.
4) Narre Êxodo 13:17-22 com ênfase nos versículos 21 e 22, que diz ao povo de Israel, que Deus sempre estaria com eles (se ampliar a atividade dos alunos elas poderão servir de visual para a história)

5) Afirme para as crianças que elas não precisam se preocupar porque Deus está sempre com elas de dia e de noite.
6) Atividade: pintar o desenho e colagens (cole algodão na nuvem e gliter amarelo e laranja na coluna de fogo).

 
LIÇÃO 4: O PAI QUE NÃO DESAMPARA


PLANO DE AULA
Objetivo: Que a criança compreenda que Deus (o Pai) nunca vai desampará-la, no sentido de não deixar faltar nada para ela..
1) Cante canções que falem que Deus supre a nossa necessidade. Ex. “O Senhor é o meu Pastor e nada me faltará”. Procure cantar músicas que têm como letra versículos da Palavra de Deus para que as verdades bíblicas sejam incutidas na mente da criança.
2) Narre Êxodo 16 com ênfase nos versículos 9 a 12 (Deus sustentou o seu povo). Explique que Deus não desamparou o povo no deserto, mas cuidou deles e sustentou com maná (pão) e codornizes (carne). Ensine para as crianças que Deus nunca vai deixar que elas passem fome e que Ele vai suprir todas as necessidades básicas delas. Elas sempre vão ter o que comer, o que vestir e onde morar. Lembrar de Mateus 6:25-34 que diz que os passarinhos não se preocupam com comida e os lírios do campo se vestem muito bem, e ensinar que eles são mais importantes para Deus do que os passarinhos e os lírios. Certifique-se de que elas entenderam que Deus nunca vai desampará-las.
3) Atividade: Pintar o desenho da mão com o menino.

  LIÇÃO 5: O PAI QUE PROTEGE


PLANO DE AULA
Objetivo: Que a criança compreenda que Deus a protege sempre.
1) Cante canções que falem que Deus nos protege. Ex. “Quem pode livrar como o Senhor…”. Procure cantar músicas que têm como letra versículos da Palavra de Deus para que as verdades bíblicas sejam incutidas na mente da criança.
2) Narre a passagem que fala sobre José Gn. 37:23,24 39:20,21 41:39-42. Explique para as crianças que José passou por situações difíceis, mas, que em todos os momentos Deus estava com ele e o protegeu. Ensine que Deus está com os seus olhos vigilantes sobre nós, e nos protege de todo mal.
(Certifique-se de que elas entenderam que Deus as protege todos os dias.)
3) Atividade: Pintar o desenho “O Pai que protege”. Recortar os lados e dobrar para que fique como um cartão. Peça para que eles guardem o cartão e não esqueçam que Deus os protege todos os dias de suas vidas.
4) Narre a passagem que fala sobre Daniel na cova dos leões Dn. 6:16-23. Explique para as crianças que Daniel passou por situações difíceis mas que em todos os momentos Deus estava com ele e o protegeu. Ensine que Deus também nos protege de todo mal.
(Certifique-se de que elas entenderam que Deus as protege todos os dias.)
5) Atividade: Pintar o desenho “O Pai que protege”.

 

LIÇÃO 6:O PAI QUE ME LEVARÁ A MORAR COM ELE


PLANO DE AULA
Objetivo: Que a criança saiba que Deus tem um lugar preparado para ela junto a Ele no céu.
1) Cante canções que falem que Deus vai nos levar para morar no céu com Ele.
2) Explique João 14:2-3, enfatizando que temos uma morada preparada para nós no céu. Deixe bem claro que Jesus voltará para nos buscar, isso pode acontecer hoje ou demorar um pouco, independente de estarmos vivos ou mortos vamos com Ele, podemos ter certeza disso porque Ele Prometeu, e suas promessas são fiéis. (Certifique-se de que elas entenderam que Deus as levará para morar com Ele.)
3) Atividade: Labirinto (conduzir as pessoas até Jesus, depois pintar o desenho.

 

LIÇÃO 7: O PAI QUE É FIEL

PLANO DE AULA
Objetivo: Que a criança aprenda que Deus é Fiel, cumpre as Suas promessas.
1) Cante canções que falem que Deus é fiel.
2) É importante que você tenha sempre a Bíblia em suas mãos quando ensina os versículos ou conta as histórias, para que as crianças saibam que você está ensinando a Palavra de Deus.
3) Explique o significado dessa palavra: FIEL. Ensine as crianças que Deus é fiel e que cumpre as promessas que faz. Muitas estão relacionadas na Bíblia. Use o versículo de I João 1:9, mostre a fidelidade de Deus em perdoar os pecados quando eles são confessados. Ensine para a criança o que é pecado (quando eles tem uma atitude que fere os outros ou a Deus). Enfatize que ela precisa pedir perdão a Deus, que Ele cumpre sua Palavra e é Fiel para nos Perdoar. Certifique-se de que eles entenderam que Deus é fiel.
4) Providencie um visual bem colorido e Narre a história da libertação do Povo de Deus no Egito. Comece com a Promessa que Deus fez a Moisés em libertar o Povo (na sarça ardente) e termine com Josué 5 (com Deus levando o povo à Terra Prometida). Como a história é muito grande, destaque apenas alguns pontos principais como o episódio do Mar Vermelho, e que Deus os sustentou no deserto com o maná e as codornizes). Destaque que Deus foi Fiel em tudo que tinha prometido: Livrou-os dos inimigos, sustentou-os e levou-os para a Terra Prometida. Hoje Ele continua sendo Fiel conosco e cumpre todas suas promessas.
5) Atividade: Pintar o desenho.


LIÇÃO 8: O PAI QUE É PODEROSO
PLANO DE AULA
Objetivo: Que a criança saiba que Deus é um Pai que é Poderoso.
1) Cante canções que falem que Deus é Poderoso.
2) Narre a História de Elias e os Profetas de Baal (2 Rs 18:20-20), ressalte que naquele tempo, o rei de Israel, Acabe e sua Esposa, eram muito infiéis ao Senhor e deixaram de o adorar para adorarem a outro deus: Baal. Elias, Profeta do Senhor, desafiou os profetas de Baal, que não conseguiram demonstrar o poder de seu deus. Todavia, Elias, servo e profeta do Senhor, orou e Deus mandou Fogo do céu. Mostrando a todos o se Grande Poder. Como visual você pode montar uma representação de altar com pedras e gravetos, e uma figura de ovelha… Se quiser, pode também imprimir um visual desta história que postarei a seguir)
3) Atividade: Pintar o desenho e cole algodão na ovelha.

 

LIÇÃO 9: O PAI QUE É BOM

PLANO DE AULA
Objetivo: Que a criança conheça a bondade de Deus.
1) Cante canções que falem que Deus é Bom
2) É importante que você tenha sempre a Bíblia em suas mãos quando ensina os versículos ou conta as histórias, para que as crianças saibam que você está ensinando a Palavra de Deus.

3) Narre a história da Viúva de Sarepta em I Reis 17:8-16. Enfatize a bondade de Deus demonstrada através da provisão, não deixando faltar o azeite e a farinha para a viúva e seu filho.                                                                                                                         Sugestão: Levar farinha, azeite e pão. Mostrar a farinha e o azeite enquanto conta a história como se tivesse fazendo pão. Mostre o pão pronto e ao terminar a aula distribua pedaços de pão para as crianças.
Certifique-se de que elas entenderam que Deus é Bom.

4) Narre a história de Atos 3:1-10 e 4:22. Enfatize a bondade de Deus demonstrada ao curar a enfermidade (o homem tinha 40 anos e era aleijado de nascença).
Ensine às crianças que assim como Deus curou o coxo, Ele cura ainda hoje a nossa enfermidade (dor).
 4) Atividade: Pintar o desenho, e montar o quadrinho.
Material: Palito de churrasco e barbante ( Para a Moldura).


 LIÇÃO 10: O PAI QUE É JUSTO
Objetivo: Que a criança aprenda que Deus é um Pai Justo.
1) Cante canções que falem que Deus é Justo
2) É importante que você tenha sempre a Bíblia em suas mãos quando ensina os versículos ou conta as histórias, para que as crianças saibam que você está ensinando a Palavra de Deus.


3) Explique para a criança o significado da palavra “justo”:
. Imparcial – Deus não favorece ninguém, Ele age de acordo com a Sua justiça.
. Se você errar Deus vai aplicar a justiça dele pois Ele é um Pai Justo que corrige os seus filhos, porque os ama. Se alguém for injusto com você, não se preocupe, Deus vai aplicar a justiça dele em seu favor.
“Deus tem compromisso com a justiça dele e não com a nossa.”
Deus é justo com todos, não só com os crentes. Deus sempre vai ser justo.


4) Narre a história de Morte e Ressurreição de Jesus que está registrada em Jo. 19:17-34 e 20:1-18. Enfatize que a justiça de Deus fez com que Jesus vencesse a morte porque não tinha pecado, pois o salário do pecado é a morte. Certifique-se de que elas entenderam que Deus é um Pai Justo.


5) Atividade: Pintar o desenho, use a sua criatividade.

 

LIÇÃO 11: O PAI QUE É SANTO

Objetivo: Que a criança saiba que Deus é um Pai Santo.
1) Cante canções que falem que Deus é Santo
2) É importante que você tenha sempre a Bíblia em suas mãos quando ensina os versículos ou conta as histórias, para que as crianças saibam que você está ensinando a Palavra de Deus.


3) Narre a passagem que está registrada em Is. 6:1-7. Onde Isaias é escolhido e consagrado para profeta. Enfatize o versículo 1 e 3 que fala que ele viu os anjos dizendo que Deus é Santo. Certifique-se de que elas entenderam que Deus é um Pai Santo.


4) Explique os versículos de I Crônicas 16:29 e Salmos 29:2. Ensine para a criança que Deus é Santo (isto significa que Ele é puro, imaculado, sem pecado). Esse é o verdadeiro motivo porque devemos louvar e adorar ao Senhor. Lembre com eles a história da aula passada que falou dos anjos que ficam diante de Deus dizendo, Santo, Santo, Santo (Visão de Isaias 6:1-7). Certifique-se de que elas entenderam que Deus é um Pai Santo.


5) Atividade: Pintar o desenho.

 

LIÇÃO 12: O PAI QUE ESTÁ VIVO

Objetivo: Que a criança compreenda que Deus o nosso Pai está Vivo.
1) Cante canções que falem que Deus está Vivo
2) É importante que você tenha sempre a Bíblia em suas mãos quando ensina os versículos ou conta as histórias, para que as crianças saibam que você está ensinando a Palavra de Deus.


3) Narre as passagens a seguir e enfatize que os mesmos milagres que Deus fez no passado Ele continua fazendo hoje porque é um Deus Vivo.
• Supriu a necessidade do povo de Israel no deserto, maná, carne, etc. (Êxodo 16)
• Curou Naamã (II Reis 5)
• Perdoou o pecado da adúltera (João 8), e de Raabe (Josué 6)
E hoje o Deus Vivo:
• Supre as nossas necessidades
• Cura as enfermidades
• Perdoa os nosso pecados
* Use sempre visuais, a criança guarda o que vê.


4) Atividade: Pintar o desenho da bíblia.


 

LIÇÃO 13: O PAI QUE CURA

Objetivo: Que a criança saiba que Deus é um Pai que cura.
1) Cante canções que falem que Deus cura
2) É importante que você tenha sempre a Bíblia em suas mãos quando ensina os versículos ou conta as histórias, para que as crianças saibam que você está ensinando a Palavra de Deus.


3) Narre a passagem de II Reis 20:1-11. O rei Ezequias adoeceu gravemente de uma doença capaz de matar qualquer pessoa. A Bíblia diz que Ezequias orou ao Senhor e chorou muito, pedindo para ser curado. Deus ouviu sua oração e pediu para Isaias lhe dar a boa notícia que seria curado e ainda viveria por mais quinze anos. Deus mandou Isaias ensinar o remédio que curaria Ezequias – pasta de figo – e disse que em três dias o rei estaria curado, louvando a Deus no templo. * Use sempre visuais.


4) Estratégia para fixação: Prepare acessórios para teatro, coroa do rei, roupa para Isaias, (observe o desenho da atividade e use a sua criatividade). Peça para as crianças encenarem a história, isso facilita a aprendizagem.



5) Atividade: Pintar o desenho.





LIÇÃO 14: O PAI QUE É RICO

Objetivo: Que a criança saiba que Deus é um Pai Rico, e como filha de Deus ela é herdeira dessa riqueza.
1)Cante canções que falem que Deus é rico


2) É importante que você tenha sempre a Bíblia em suas mãos quando ensina os versículos ou conta as histórias, para que as crianças saibam que você está ensinando a Palavra de Deus.


3) Narre a passagem de Gen. 30:27-43. Explique para a criança que Jacó era neto de Abraão e que a promessa de benção sobre a sua descendência se cumpria em Jacó. Labão era tio de Jacó (irmão da mãe dele). Jacó morava e trabalhava para Labão. Jacó queria ter o seu próprio dinheiro, e acertou com Labão para separar as ovelhas listradas, salpicadas e malhadas das brancas, e todas as brancas seriam de Labão e as outras de Jacó. O detalhe é que era muito comum nascer ovelhas brancas mas das outras não. Porém Deus abençoou e nasceram mais ovelhas para Jacó do que para Labão. Jacó ficou muito rico
4) Atividade: Pintar o desenho e cobrir as ovelhinhas com pintas, manchas ou listras conforme a história.

 

LIÇÃO 15: O PAI QUE É VERDADEIRO

Objetivo: Que a criança compreenda que Deus o nosso Pai sempre fala a verdade.
1) Cante canções que falem que Deus é verdadeiro
2) É importante que você tenha sempre a Bíblia em suas mãos quando ensina os versículos ou conta as histórias, para que as crianças saibam que você está ensinando a Palavra de Deus.


3) Narre a passagem de Atos 9:1-20 e enfatize que Paulo não acreditava na verdade de Deus, mas depois ele creu. Saulo que também era chamado de Paulo, era um homem religioso que perseguia os cristãos. Certa vez ele estava indo para Damasco a fim de perseguí-los, quando, de repente, uma luz vinda do céu brilhou em volta dele. Ele caiu no chão e ouviu uma voz que dizia: “Saulo , Saulo, por que você me persegue?”. Paulo descobriu que aquela voz era de Jesus. Depois disso, ele não conseguia enxergar, e foi levado para Damasco, onde se encontrou com Ananias, que orou e falou de Jesus para ele. Paulo creu em Jesus, e foi batizado.
* Use sempre visuais.


4) Explique para a criança que a verdade sobre Deus está expressa na Bíblia. Tudo o que a Bíblia diz é verdade. Que ela nunca duvide da Palavra de Deus.
Versículos que falam sobre a verdade de Deus: Sl. 119:142 119:151, Jo. 17:17 8:32. Incentive as crianças a pedirem que seus pais leiam a Bíblia para elas.



5) Atividade: Pintar o desenho e colar algodão na nuvem e glíter dourado nos raios de luz.






































33 comentários:

  1. Bom dia,
    Ainda não conhecia este blog, gostei muito Deus abenções vocês

    ResponderExcluir
  2. Como faço para conseguir mais material como esse?

    ResponderExcluir
  3. eu tambem queria saber como faço para conseguir estes materias..

    ResponderExcluir
  4. OLÁ A PAZ DO SENHOR! EU TRABALHO COM DEPARTAMENTO INFANTIL DA MINHA IGREJA E SEMPRE PROCURO NOVAS IDEIAS PRA FAZER COM AS CRIANÇAS NO CULTINHO DELES . DEUS ABENÇOE E SEMPRE POSTE NOVAS IDEIAS PRA GENTE. BEIJOS DEUS ABENÇOE!

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  6. Obrigada! Muito boa as suas histórias! Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  7. Gostei deste blog e peguei algumas ideias para usar na escola dominical quando substituir a sala das crianças de 2 a 6 anos

    ResponderExcluir
  8. Oi tudo bem??? Como faço para pegar esse material com você sou professora infantil na igreja e gostei muito desse blog

    ResponderExcluir
  9. Oi tudo bem??? Como faço para pegar esse material com você sou professora infantil na igreja e gostei muito desse blog

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde tudo bem gostaria de saber como faço para comprar esse material sou professora na fonte da vida

    ResponderExcluir
  11. a paz do senhor,adorei cada etapa das aulas.

    ResponderExcluir
  12. A Paz do Senhor,muito bom esse material, sou professora na Geração Fonte de Cuiabá.

    ResponderExcluir
  13. A Paz do Senhor,muito bom esse material, sou professora na Geração Fonte de Cuiabá.

    ResponderExcluir
  14. Obrigado. Vamos utilizar as suas lições abençoadas para as células de crianças da nossa igreja. Deus vos abençoe.

    ResponderExcluir
  15. Estou começando a dar aula na igreja e achei seu blog muito interessante. Legal

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. GOSTEI MUITO . OBRIGADA POR COMPARTILHAR.

    ResponderExcluir
  18. Jovana Evangelista, Sei que você é muito abençoada por estar ajudando os que precisão.

    ResponderExcluir
  19. Paz do Senhor, podemos usar esse material com nossas crianças
    sou
    Eliane temos um trabalho com crianças, Ministério Manancial um novo tempo

    ResponderExcluir
  20. Amei o blog, Deus a abençoe grandemente...

    ResponderExcluir
  21. Amei o blog,quero segui-la como faço?

    ResponderExcluir
  22. Parabéns!👏👏 Quero mais... suas atividades são abençoadas

    ResponderExcluir
  23. Parabéns pelas atividades, pode me mandar por e-mail? Obrigada

    ResponderExcluir
  24. legal a ideia, vamos tentar aplicar algo parecido na escola particular zona norte , gostei demais

    ResponderExcluir
  25. Parabéns pelo blog, matérias super interessantes...
    Passando para deixar uma dica que irá auxiliar na proteção dos primeiros passos dos nossos pequenos. Tatames e pisos emborrachados da Eva Brasil, educativos, coloridos, atóxico e muito mais.
    Para mais detalhes acesse o site:
    https://evabrasil.com.br/
    Um ótimo dia a todos!!!

    ResponderExcluir
  26. Ótima abordagem para implementar em nosso colegio zona norte sp , gostei muito, ótimo projeto, parabéns!!!

    ResponderExcluir
  27. Oi a paz do senhor gostei muito dos seus trabalhos.

    ResponderExcluir
  28. Nome. Danilo Ferreira da Silva. Rio.0107.2020. Eu quero a paz para a minha casa.

    ResponderExcluir
  29. Ola boa tarde como faço pra imprimir o material , pois trabalho com ministério infantil

    ResponderExcluir