sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Brincadeiras diversas II



Aqui tem sugestões de brincadeiras para crianças um pouco maiores de 5 até 10 anos. Esperem que gostem das sugestões aqui oferecidas.

1 - Túnel

Divida as crianças em dois grupos. Em cada um deles, as crianças deverão estar dispostas em duas colunas, uma de frente para a outra, com os braços elevados e de mãos dadas, formando um túnel. Ao sinal, as duas crianças que estiverem no final das colunas, iniciarão a passagem por baixo do túnel, sendo perseguidas pelas demais. Vencerá o grupo que voltar a fila será o vencedor.

2 - Formar um trem

Organize as crianças duas filas iguais.

A primeira criança de cada fila deverá pular um obstáculo, que ficará à sua frente a uma distancia estabelecida pelo professor.

Depois que a primeira da fila pular, deverá iniciar outra fila. Ganha o jogo, o grupo que formar outra fila primeiro.

3 - Jogo da bola

Divida as crianças em duas colunas iguais.

A primeira criança de cada coluna terá uma bola. Ao sinal, dado pelo professor, começará a passar a bola por cima da cabeça até ao ultimo da fila, que a apanhará e correrá para frente, para reiniciar a passagem. Vence o jogo, o grupo que levar primeiramente ao início da fila, a criança que começou jogo.

4 - Chamada na roda

As crianças deverão formar um círculo, sendo que uma delas ficará no centro, segurando uma bola. Essa criança dirá o nome de uma outra criança e lhe jogará a bola. No entanto a bola não poderá cair no chão. Se a criança pear a bola, deverá trocar de lugar com quem está no Centro, se caso cair no chão, a bola deverá voltar para a criança que a lançou e continua o jogo.

5 - Adivinhar o objeto

Peça para as crianças sentarem formando um círculo e para que uma delas saia da sala.

Enquanto a criança estiver fora da sala, as outras devem esconder um objeto. Quando ela retornar à sala, terá de encontrar o objeto, com a ajuda das demais, que deverão bater palmas, quando a criança estiver perto do objeto, e bater os pés quando estiver longe.

6 - Lenço atrás

Faça com que as crianças formem um círculo, deixando uma delas de fora, segurando um lenço.

Aquela que estiver segurando o lenço corre em volta do circulo, deixando-o cair atrás de uma das crianças. Quando essa criança perceber, deverá apanhá-lo e correr atrás da que deixou cair o lenço, tentando pegá-la antes de chegar ao lugar vago no círculo. Se a criança perseguida for alcançada, irá sentar-se no meio do círculo, permanecendo ali até o final.

A criança que estiver com o lenço dará a continuidade ao jogo.

7 - Coelhinho na toca

Organize algumas crianças em trios. Elas deverão formar um grande círculo, onde duas crianças ficarão frente a frente de mãos dadas (formando a toca) e a terceira ficará no meio, representando o coelhinho.

No centro do círculo ficarão duas ou mais crianças, que serão os coelhinhos sem toca.

A um sinal combinado, todos os coelhos mudarão de toca e as crianças que estão no centro da roda, tentarão ocupar um dos lugares vagos. Os coelhinhos que ficarem sem tocas, irão para o centro dando continuidade ao jogo.

8 - Lobos e carneirinhos

Escolha três crianças para serem os lobos, enquanto as demais serão os carneirinhos.

Trace duas linhas no chão, afastadas vários metros uma da outra.

Atrás de uma linha ficaram os carneirinhos, no refúgio, e atrás da outra linha ficam os lobos, de costas para os carneirinhos.

Dê um sinal, e então os carneirinhos deverão sair do refúgio e começar a andar silenciosamente em direção aos lobos. Quando estiverem se aproximando deles, a professora dirá: “cuidado com os lobos’ ‘cuidado com os lobos”. Estes, então, deverão se voltar realmente e partirem em perseguirão aos carneirinhos, que tentarão retornar ao refúgio, onde estarão a salvos. Os carneirinhos que forem apanhados antes de alcançar a Lina do refúgio passam a ajudar os lobos.

9 - Onde está a bola?

Deixe que as crianças fiquem a vontade no pátio. Escolha uma delas, peça para que fique a certa distancia do grupo e lhe dê uma bola.

Faça um sinal combinado para que a criança que está com a bola volta-se de costas para os companheiros e tente atirá-la em direção a eles. A que apanhar a bola deverá escondê-la atrás do corpo. Todas as demais crianças também colocam as mãos para trás. Em seguida, dê outro sinal combinado, e a criança destacada deverá volta-se de frente para os companheiros e tentar descobrir com quem está a bola.

Se acertar, continuará o seu papel; se errar será substituída pela criança que pegou a bola e a ocultou.

10 - Corrida de bola

Trace duas linhas no chão, uma de partida e uma de jogada, com alguns metros de distancia. Coloque as crianças, uma do lado da outra, atrás da linha de partida.

Dê um sinal combinado e lance uma bola, fazendo-a deslizar pelo chão, em direção da linha de chegada. Duas crianças de cada vez deverão correr de uma linha para outra, serão vencedoras as crianças que conseguirem atravessar a linha de chegada primeiro.

11 - Jogo de formar grupos

Determine que as crianças fiquem andando ou correndo livremente no pátio.

Da do o sinal de início diga, por exemplo: “grupos de 2”, e as crianças se agruparão em pares e continuar andando de mãos dadas. Depois diga”grupo de 3”, e as crianças se agruparão em trios, depois...... . As que não conseguirem se agrupar a cada comando dado, vão sendo eliminadas do jogo. Serão consideradas vencedoras aquelas que sempre conseguem se agrupar.

12 - Barata assustada

Peça para que as crianças formem uma roda a uma delas.

Ao sinal de início, a bola deverá ser passada de uma , o mais depressa possível. De repente, bata palmas ou toque um apito. A criança que estiver com a bola naquele momento, deverá mandá-la, rapidamente, na direção contrária. Assim, se a bola estiver sendo passada da direita para esquerda deverá ser passa da esquerda para direita. A cada sinal a bola muda de direção. Os sinais são dados de intervalos irregulares, ora demorados ora próximos um do outro, para exibir a atenção contínua das crianças. Quem não prestar atenção e continuar passando a bola no mesmo sentido, depois do sinal, deverá sair da roda. O círculo ficará cada vez menor, até restarem apenas duas crianças, que serão as vencedoras.

13 - Passeio de bonde

Coloque cadeiras dispostas em duas fileiras, uma de frente para a outra, deverá haver uma cadeira a menos do que o numero de crianças que irão brincar. Cada criança sentará numa cadeira com exceção de uma, que permanecerá de pé, no meio das duas fileiras.

O passageiro que ficou em pé tentará conversar sobre qualquer assunto com os passageiros que estão sentados. No meio da conversa deverá dizer “bonde”. Quando essa palavra for pronunciada, todos os passageiros sentados terão que trocar de lugar, mudando de uma fileira para outra. O passageiro que estiver de pé tentará sentar-se em uma das cadeiras. Continua a brincadeira assim por diante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário